CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Administrando

Uma semana e meia de aula já na facul (é isso mesmo...minha aulas começaram dia 21 de janeiro) e eu comecei a pensar no meu futuro como administrador. Isso se eu for virar mesmo administrador já que ainda tenho chances de entrar numa universidade federal pra fazer Engenharia (de gestão ou de energia). Cara, é foda você viver se aproveitando desse capetalismo que reina na nossa sociedade. Algumas vezes eu me pego tendo uns pensamentos que me dão medo sobre o que é o limite para se ganhar dinheiro numa empresa.

Aí, para ajudar, a professora de Intodução as Ciências Sociais e Políticas (nome bonito, não?) não comparece a aula porque está no Fórum Social Mundial (me pergunto se ela estaria ontem na passeata a favor da maconha) e nos deixa para assitir o filme The Corporation que mostra grandes corporações explorando sem dó homens, animais e ecossistemas em busca do lucro para seus acionistas. Não sou desse tipo mas teve gente saindo da sala com vontade de explodir grandes empresas.

Essa semana brinquei com um colega de classe falando que como estávamos numa sala de administração só tínhamos mercenários, interesseiros na sala, mas tenho medo de que isso seja verdade. Em apenas uma aula eu fui obrigado a ouvir duas frases que se encaixam muito bem nesse pensamento: "A ambição é o que move o mundo" (a frase do semestre segundo a professora de Introdução a Administração) e "O que vale um milhão não é a ideía, mas a aplicação da idéia" (essa deve estar escrita na cabeceira da cama do Bill Gates, né?).

Acho que cada homem possui seus ideais políticos, pessoais, de conquista, mas deixa boa parte de lado quando percebe que o "sistema" o obriga a trabalhar como um condenado para poder sobreviver. Ou ainda, com mais sorte ou competência, quando ele percebe o luxo que o dinheiro pode lhe proporcionar enquanto outros milhões trabalham como um condenado para poder sobreviver. Não sei se estou preparado para entrar nesse mundo, nem sei se sou obrigado a entrar nesse mundo. Mas, talvez, eu já esteja com minha mente inserida nele e nem percebi ainda.

Espero ler este post daqui há 10 anos e me orgulhar das descisões que tomei durante esse tempo. Só não sei se terei orgulho do quanto eu batalhei nesses dez anos para viver como um condenado sem esquecer meus ideais ou se terei orgulho de estar com um bom padrão de vida sem esquecer meus ideais.

Agora, discutir os ideais já é assunto pra vários outros posts se um dia eu realmente vou escrever sobre isso.

Como disse no último post, gosto é gosto mas achei digna de ser postada nesse blog a piada de uma colega de classe. Provavelmente, ela nunca vai ler mesmo então não preciso dar os créditos:

A professora nos deu um texto para ler onde o autor defendia que faltavam administradores no Brasil para tudo. Aí no meio da aula, a energia elétrica parou de funcionar, a lâmpada de emergência(ou a luz de incêndio como disse outra colega de classe) não funcionou e então essa colega disse:

- É que faltou gente pra administrar a lâmpada.

Sensacional.

7 comentários:

Thiago Dalleck disse...

"O que vale um milhão não é a ideía, mas a aplicação da idéia"

Google
Você quis dizer: "Roube as idéias não patenteadas dos outros!" hehe

Dá uma revisada nesse texto, tem alguns erros, principalmente nos "ideais" ^^

Rafael Yukio.. disse...

O capitalismo ateh que tem seus pontos positivos e negativos, o negativo é a necessidade de uma pessoa sempre estar se sobrepondo a outra, o positivo é que tudo é fruto do seu esforço. (Ex: filme Rock Balboa)

[Tanaaráá, taranáá, tanaran rararan...]

Comentario da piada: Em latim é mais engraçado

Douglas Garcia disse...

vlw pelo toque dalleck..

vou revisar

Anônimo disse...

douglas, seu blog é maravilhoso, continue assim.

Amanda disse...

Esse assunto de dinheiro é BEM complicado.
Nem sei o que comentar direito sobre isso.
Preciso dizer que lendo o post me pareceu que você não está muito afim de fazer ADM, mas posso estar errada, claro. ;D

P.S.: ideia não tem mais acento. ^^

Douglas Garcia disse...

até 2012 pode ter sim...hehe

Gabriela Anselmo disse...

oiii!!
li seu post, e como ainda estou de "férias" eu sou apenas uma adolescente que não faz nada da vida, não pensa nada da vida e soh compreende seu post pq tem vagas lembracas de um antigo periodo escolar...
hehehehehehhe
vlwww port terem vindo sabado!!
foi mt bom ter vcs por perto, nem q fosse soh um pokinho!!
bjoooooooooooo