CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Inevitáveis escolhas

Como prometido, venho compartilhar a dúvida que me acompanhou durante os últimos meses. Há uns dois anos, fazendo cursos descobri que tinha uma grande vocação para administração. Meu espírito de liderança(mandão), meu gosto pelas matérias (geralmente aprender a mexer com dinheiro ou manipular as pessoas) e a sede pelo conhecimento (dinheiro) me fizeram perceber que eu realmente gostaria de seguir essa carreira de administrador.

Aí foi uma beleza, passei mais de um ano e meio com essa certeza na cabeça e fiz até técnico pra chegar na faculdade com um conhecimento básico e conseguir um estágio com mais facilidade. Vários amigos e parentes me elogiavam pela minha certeza numa epóca em que muitos ficam em dúvida no que fazer. Mas sempre que a coisa tá boa acontece algo pra atrapalhar.

Acabei descobrindo um curso muito legal e uma proposta totalmente inovadora de uma universidade federal através de um professor e um amigo. O mais interessante é que o curso tinha tudo a ver com a minha idéia (até 2012 eu posso), afinal bacharelado em ciência e tecnologia (posteriormente engenharia de energia) e administração são praticamente o mesmo curso. Fundamentos da biologia e Introdução à Administração são a mesma matéria, só muda o nome mesmo.

Pra ser sincero, fiz os dois vestibulares sem estudar. O problema é que eu dominava muito mais as matérias que caíram no de administração. Enquanto consegui uma nota excelente nele, consegui uma média final medíocre no da federal. Então pensei: o vestibular decidiu por mim. Comecei o curso de administração e esqueci a situação. Mas, alguns dias depois, acompanhando o andamento das matrículas, percebi que tinha muitas chances de passar numa das últimas chamadas da federal. Aí a duvida começou novamente.

No último mês eu mudei tanto de idéia e pensei tanto nisso que agora até eu estou de saco cheio desse papo. Semana passada tive certeza que se meu nome saísse eu entraria. Fiquei com essa idéia na cabeça e até confirmei para os mais próximos. Aí no começo desta semana, mudei de idéia e resolvi ficar em administração mesmo. Até então meu nome não tinha saído.

Quarta-feira de manhã, aula de Tecnologia da Informação, eu no laboratório da faculdade, entro no site da federal e vejo meu nome nos aprovados em quarta chamada. Na hora aquilo me balançou, já não tinha mais tanta certeza assim do que faria. Adiei bastante minha decisão, tive conversas importantes com várias pessoas e hoje escrevo porque já decidi. Vou ficar em administração mesmo, realmente faz mais o meu perfil.

Me orgulho de ter podido escolher entre dois projetos de carreira tão promissores. Também me orgulho de estar estudando na 4ª melhor faculdade de adm do Estado de São Paulo (8ª do Brasil) e de ter passado (mesmo que na quarta chamada) no vestibular de uma universidade federal. Torço para que o projeto ainda tão contestado desta federal seja um grande sucesso assim que se formarem os primeiros alunos e estes entrem no mercado de trabalho.

Sempre vou me lembrar disso, mas nunca como um arrependimento e sim como uma boa lembrança, algo que me fez refletir mais sobre minha carreira e amadurecer um pouco mais me permitindo tomar minhas próprias decisões.

E só pro post não ficar muito sério resolvi colocar uma pérola no final. Essa vai em homenagem ao meu amigo Hudson, que eu não vejo há um bom tempo, mas que sempre estará entre meus melhores amigos:

Eu, Luiz, Lucas e Hudson na piscina do prédio do Luiz após um futebol na quadra. Todo mundo cansado, aproveitando a água gelada para relaxar os músculos, jogando papo fora quando o Lucas resolveu pular na água. Vendo o movimento de seu amigo rumo à grande banheira, nosso amigo Hudson soltou uma inesquecível:

- Lucas, dá um triplo mortal duplo.

Como diria uma amiga minha, sensacional.

0 comentários: